O trabalho realizado pelo Conecta Apucarana vem dando resultados. Em 2020 o município possuía 12,42 pontos, numa tabela de classificação que varia de 0 a 30. E serve para medir justamente o nível de Maturidade do Ecossistema de Inovação estudado.
Nesta semana, o Conecta Apucarana e sua governança, reuniram-se na FAP, para realizar um workshop mediado por um consultor especializado do Sebrae Londrina, para analisar a evolução dos últimos dois anos.
O presidente do Conecta, Wanderlei Faganelo, explica que a metodologia de Ecossistemas de Inovação foi desenvolvida pelo Sebrae Paraná, mas que acabou sendo transferida para ser aplicada em todo o Brasil. “Atualmente a metodologia já foi executada em mais de 130 ecossistemas pelo país. Com a atualização feita nesta semana, o Ecossistema Conecta em Apucarana subiu para 14,54 pontos, indicando um crescimento de 15% em sua pontuação”, analisa Faganello.
O consultor do Sebrae, Tiago Cunha, reforça que é um trabalho de menos de dois anos e de pandemia. “Este aumento reflete o grande trabalho desenvolvido pela ACIA, o Conecta e sua Governança e pela Prefeitura Municipal em prol do desenvolvimento da inovação na cidade de Apucarana”, diz Cunha.
O presidente do Conecta, Wanderlei Faganello, destaca o trabalho da governança e, principalmente, o apoio incondicional do SEBRAE. “Isto tem feito toda a diferença nestes resultados. Conseguimos evoluir em muitos quesitos criando a densidade necessária para o crescimento sustentável não só orgânico como incremental”, defende Faganello.
Com o avanço dos trabalhos e aumento do índice, segundo o presidente, Apucarana vai conseguir atrair investidores, nossos modelos de negócios e apoio das instituições governamentais e de ensino. “Neste ano completamos 5 anos. Temos a expectativa de alcançar outros níveis, que coloquem o CONECTA avançando ainda mais rumo ao um Ecossistema sólido como de Toledo, Pato Branco, entre outros”, conclui Faganello.