Levantamento da Faciap/Datacenso foi realizado com 600 consumidores em cidades do Paraná
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), em parceria com o grupo Datacenso, realizou uma pesquisa que traça um panorama das expectativas de compras dos consumidores paranaenses para o Dia dos Pais, comemorado no dia 11 de agosto.
O presidente da ACIA, Wanderlei Faganello, é Vice-presidente para Assuntos do Comércio na Faciap. Ele diz que os dados são importantes para as empresas. “São informações que podem nortear as decisões de marketing pré Dia dos Pais. Dessa forma o empresário pode planejar estratégias eficazes para potencializar suas vendas”, diz Faganello.
Dados da pesquisa
A pesquisa, que entrevistou 600 consumidores em várias regiões do Paraná, revelou que o valor médio que os consumidores pretendem gastar com presentes é de R$ 208,17, com uma ligeira variação entre as regiões. Em relação às formas de pagamento, 34% dos consumidores preferem pagar à vista no cartão de crédito, seguido por 21% que optam pelo parcelamento no cartão.
Os presentes mais populares para este Dia dos Pais são roupas (51%), calçados (23%) e perfumes/cosméticos (18%). Este dado pode orientar os comerciantes a focarem seu estoque nesses itens, garantindo maior alinhamento com as expectativas dos consumidores.
Escolha do presente
Quando se trata de escolher presentes, 41% dos entrevistados baseiam sua escolha nas necessidades ou desejos do pai, enquanto 37% consideram os interesses e hobbies paternos. Este dado sugere que os comerciantes devem estar atentos às preferências individuais dos pais para oferecer produtos mais personalizados e atrativos.
Além disso, 65% dos consumidores planejam comemorar o Dia dos Pais com um almoço em casa, reforçando a importância de produtos que complementem essa celebração, como alimentos e bebidas.
Presença online
Outro aspecto destacado é o comportamento dos consumidores em relação à pesquisa e comparação de preços. Cerca de 81% dos consumidores costumam verificar preços antes de realizar suas compras, principalmente utilizando a internet (75%). Este dado evidencia a necessidade dos lojistas de manterem uma presença online forte e competitiva.
A internet surge como o local preferido para as compras, com 39% dos entrevistados planejando adquirir seus presentes em lojas virtuais. As lojas físicas de rua aparecem em segundo lugar, com 35% das preferências, seguidas pelas lojas em shoppings, com 25%.
A pesquisa também revelou que 54% dos consumidores costumam apostar em presentes tradicionais, enquanto 46% pretendem surpreender com algo que ele não tenha pedido. Outro dado é que 54% compram o presente com antecedência e 46% deixam para a última hora.
O presidente da ACIA, Wanderlei Faganello, analisa que essa presença online tem que ser encarada como uma concorrência positiva. “O mundo online vai crescer, mas o desejo pela compra nas lojas, a sensação de pegar o produto nas mãos, o atendimento diferenciado e humano tem um diferencial que o meio digital não oferece”, reflete Faganello.
Por fim, 43% dos entrevistados expressaram preocupação com a economia nos próximos meses, o que pode impactar o comportamento de compra e destaca a importância de ofertas e promoções atrativas para manter as vendas em alta.