Apucarana, através do Conecta, é uma das iniciativas referências no estado, segundo secretário Aldo Bona.
O Paraná tem investido pesado em inovação e tecnologia. Tanto que o orçamento do estado passou de 38 milhões de reais em 2019, para 708 milhões em 2024. Esta foi uma das informações que o Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Aldo Bona, trouxe em sua palestra no Você Conectado ao Futuro. O evento é uma realização do Conecta, ACIA e Sebrae, lotou o auditório do CREA Apucarana, com a presença de estudantes de engenharia, empresários, prefeitos e autoridades.
O secretário Aldo Bona explica que ciência e tecnologia é tratada com seriedade no Paraná. “Esta semana inauguramos a Fabrica de Ideias em Curitiba, mas nossa presença no interior do estado é maior. Tanto que minha presença neste evento do Conecta demonstra a importância que damos a iniciativas como estas”, diz o Aldo Bona.
Segundo o secretário, o Paraná lançou um projeto inédito com aportes de 38 milhões de reais, para criar, estimular e mentorar ambientes de inovação por todo o estado. “Temos hoje 108 ambientes criados na nossa federação, sendo que em Apucarana temos 3 credenciados com recursos de 550 mil reais. Dois são da Unespar e um da UTFPR”, elenca Aldo.
O presidente do Conecta e da ACIA, Wanderlei Faganello, destaca a presença do palestrante no Você Conectado ao Futuro. “Receber o secretário como um dos palestrantes principais, falando de projetos que podemos ter acesso é fenomenal. Temos aqui estudantes, professores, autoridades e a governança do Conecta. Todos nós temos o mesmo objetivo de tornar Apucarana uma cidade que possa se desenvolver ainda mais e criar uma matriz econômica diferente, sustentável e escalável”, diz Faganello.
A presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana, Miriam Favaretto Corbacho, diz que a entidade e o CREA entraram no Conecta neste ano. “Vimos que podemos contribuir. Afinal de contas a engenharia tem em sua base tecnologia e inovação. E trazer o secretário Aldo Bona para dar esta palestra mostra que estamos no caminho certo, nos aproximando da comunidade cada vez mais e ajudando Apucarana se desenvolver”, conclui Miriam.