A FESTOQUE – FEIRA DE PONTA DE ESTOQUE, da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E DE SERVIÇOS DE APUCARANA, bateu todos os recordes na edição que terminou neste domingo (08), na ACEA.
Foi a maior feira em número de expositores, 25% a mais que em 2023, o maior evento em negócios realizados e um sucesso absoluto de público. “Passaram pela FESTOQUE quase 42 mil visitantes. Números expressivos, para uma edição onde feriado caiu no sábado”, diz o presidente Wanderlei Faganello.
Em 2022, a Festoque registrou um pouco mais 33 mil visitantes. “Em 2023, foram 41.105. Percebemos que a qualidade dos expositores e produtos, aliada a melhoria constante da estrutura e divulgação, tem feito com que as pessoas venham fazer as compras em mais de um dia, mostrando que a Festoque é um dos principais eventos de Apucarana, tanto pela qualidade dos produtos, quanto pelo preço”, destaca Faganelo.
A ACIA divulgou o potencial da feira para seus associados. “Quem acreditou e fez investimentos, colheu bons resultados com vendas. E o público compareceu e encontrou uma diversidade muito grande de expositores, um ambiente confortável com climatização amena, apesar dos fortes dias de calor”, reforça Faganello.
Festoque em números ((box))
A Feira de Ponta de Estoque da ACIA teve sua abertura na quarta-feira (04) e recebeu 3.313 visitantes. Na quinta, registrou 4.463 pessoas. Na sexta, um público de 5.395. “Já no fim de semana, batemos todos os recordes. No sábado foram 17.084 e no domingo 11.532. Fechando em 41.787 o número total de visitantes”, enumera Faganello.
A contagem foi feita por reconhecimento facial. “Neste ano colocamos ainda a IA que fez o reconhecimento por gênero e idade do público visitante”, diz Faganello.
Dos 41.787 visitantes, 54% eram mulheres e 46% homens. “E a faixa etária ficou entre os 20 aos e 45 anos. Temos ainda os números dos horários de maior pico”, destaca Faganello.
Expositores satisfeitos
Em pesquisa feita pela ACIA com os expositores, o número de negócios gerados foi excelente.
Os corretores de imóveis, João Fukushima e Edelise Gabardo, foram para a Festoque com o objetivo de captar leads. “Porém, a feira é muito grande e tivemos a grata surpresa de vender no evento 10 imóveis, entre apartamentos e casas da Construtora Lebi”, elenca João Fukushima. Edelise ainda completou que estão trabalhando com mais contatos realizados na feira. “Temos cinco negócios em andamento e os contratos devem ser fechados ainda esta semana. Ou seja, a Festoque deve gerar 15 vendas e um VGV de 3 milhões de reais”, diz Edelise.
Na exposição de móveis, o expositor Anderson Alves Pereira, disse que no quarto dia eles bateram a meta de 2023. “Ou seja, vendemos mais em quatro dias do que nos cinco de 2023. E tivemos ainda todo o domingo de vendas pela frente”, comemora proprietário, da Sonhar Colchões e Mesas.
O expositor Mateus Almeida diz que ele e seu sócio, Rodrigo, tinham a meta de superar 2023 em vendas. “A Festoque foi muito boa para nós desde ano passado. Ficamos animados com a feira e abrimos uma loja na rua. Em 2024, as pessoas conheciam mais a marca e a qualidade das peças e, assim, dobramos o número de vendas de peças no evento”, comemora Mateus.
A expositora Maria Aparecida Da Silva, participou da Festoque pela primeira vez. “Consegui bater minha meta de vendas e tenho que frisar que a estrutura oferecida e a organização do evento ajudam muito no sucesso dos empresários”, diz Maria.
A empresária Tatiana da Silva participa da Festoque há 11 anos. “2024 foi muito bom. A feira é forte e atrai milhares de pessoas”, diz Tati.
O empresário Maicon Douglas já está na terceira Festoque. “No quarto dia já tinha vendido 6 mil a mais que 2023. Vim com uma meta ousada e consegui superar meus objetivos com o fechamento das vendas de domingo”, diz Maicon.
A FESTOQUE é uma realização da ACIA de Apucarana. “Mas precisamos agradecer muito o Sebrae, que trouxe um upgrade ao evento. Durante 4 dias, os consultores estavam ministrando palestras sobre empreendedorismo, captação de recursos financeiros para investir no negócio, técnica de vendas, entre outros temas”, frisa Faganello.
A Festoque 30 anos teve ainda o patrocínio da Fomento Paraná, o apoio da Prefeitura de Apucarana, Sicoob, Sivana e Câmara da Mulher Empreendedora.