Levar conhecimento tecnológico as escolas da rede estadual de ensino de Apucarana. Este é um dos objetivos do Conecta e do Sebrae para o ano de 2023.
Para isso, as entidades reuniram na ACIA, na manhã desta segunda-feira (27), diretores e coordenadores ligados ao Núcleo Regional de Educação de Apucarana, bem como os diretores da UFPR Jandaia do Sul, e UTFPR Apucarana.
O presidente do Conecta e da ACIA, Wanderlei Faganello, explica que no encontro foi lançado o Programa de Inovação e Empreendedorismo. “Ele contempla o Conexão Jovem, para alunos do ensino médio. O Conexão Apucarana, que tem como público alvo técnicos, universitários e empreendedores. E agora temos também o programa de pré-aceleração de negócios”, diz Faganello.
O consultor do Sebrae, Tiago Cunha, ressalta que o Programa de Inovação e Empreendedorismo visa ambientar os alunos no mundo da inovação e, com isso, prepará-los para o mercado de trabalho. “Apresentamos para os professores como funciona os projetos, principalmente o Conexão Jovem, que vai funcionar nas próprias escolas. Nosso objetivo é que a partir de 2024 tenhamos um local para incubar as principais ideias destes alunos, maturando para virarem possíveis modelos de negócios”, reforça Cunha.
O presidente do Conecta, Wanderlei Faganello, durante a reunião fez o convite para que o NRE e UFPR, Campus Jandaia, fizessem parte da governança. “São duas instituições importantes, que tem muito a contribuir com o Conecta, seja com ideias ou com a disseminação do conhecimento”, destaca Faganello.
O Chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Vladimir Barbosa da Silva, parabenizou o Conecta pelo trabalho. “Vamos fazer parte do Conecta e levar as propostas e programas para as 18 escolas de Apucarana que fazem parte do NRE”, frisa Vladmir.
O professor José Eduardo Padilha de Sousa, diretor da UFPR – Campus Jandaia do Sul, falou que é uma grande oportunidade participar do Conecta. “Vamos regionalizar as ações, trocar experiências em prol das nossas comunidades”, diz o diretor da UFPR.