Centro Empresarial ACIA usa mais de 1 milhão de quilos de concreto na segunda laje

O maior pavimento do Centro Empresarial ACIA foi totalmente concretado nesta semana (11/09).
Este trabalho precisou ser executado em 3 etapas e levou quase 150 dias. Sendo que a área final foi de 570 metros quadrados.
O presidente da SPE, Jayme Leonel, explica que ao todo foram utilizados 1 milhão e 275 mil quilos de concreto. “É um número gigante. Assim como tudo que está sendo usado na construção deste edifício. Por isso, o segundo pavimento consumiu mais horas e matéria prima”, diz Leonel.
Este andar cobre o hall de entrada e toda a área destinada a ACIA. “Utilizamos também um grande número de escoras para a laje, que ficou com um pé direito de 6 metros”, adianta Leonel.
Até o próximo pavimento, que será o último de garagem, o processo de fabricação será feito utilizando lajes tipo mini painel. “Depois, a partir do pavimento tipo, vai ser utilizado Cubetas.: lajes protendidas com cordoalhas de aço. Essa técnica acaba acelerando o processo de construção, porque torna a desforma e a execução muito mais rápida que com os minis painéis”, diz Leonel.
A laje do segundo pavimento levou alguns meses, por ter mais de dois mil metros quadrados. “As próximas, que serão construídas no sistema de cubeta, serão bem mais rápidas. A expectativa é concluir um pavimento por mês. Ou seja, em menos de 24 meses toda a estrutura do Centro Empresarial estará pronta”, ressalta Leonel.
O Centro Empresarial ACIA é um sucesso de vendas. “Mais de 70% das salas foram comercializadas. É uma obra construída a preço de custo, que vai ser muito valorizada. Temos ainda algumas unidades a venda, deste que será o maior edifício comercial da história de Apucarana”, conclui Leonel.

Anterior SESI/SENAI realizam palestra sobre inovação

18 de setembro de 2024