Mais de 140 empresários e colaboradores participaram de uma palestra que tinha como tema “Como Tirar Metas do Papel em tempos de mudança”. O evento realizado pela ACIA e SEBRAE, com o patrocínio do SICOOB ALIANÇA e apoio do Sivana e da Câmara da Mulher Empreendedora, foi 100% gratuito e aconteceu no Clube 28 de Janeiro, no dia 26 de novembro.
O presidente da ACIA, Wanderlei Faganello destaca a importância da temática e a oportunidade dada a todos os associados. “Convidamos a todos. Quem veio sai na frente neste momento, porque o palestrante Fabiano Zanzin é um executivo de grandes empresas e consultor de negócios reconhecido no mercado”, frisa Faganello.
Recentemente o presidente e parte da equipe da ACIA estiveram em Foz do Iguaçu em evento similar da FACIAP. “Viajamos quase 600 km para nos capacitar. E, agora, junto com o Sebrae, Sicoob e demais parceiros, trazemos uma palestra que abre a mente dos empresários e vendedores, porque a forma de vender mudou, ainda mais em uma sociedade que muda constantemente”, acrescenta Faganello.
O Consultor do Sebrae, Tiago Cunha, explica que a capacitação faz parte do processo de crescimento de uma empresa. “Por isso, o SEBRAE fomenta ações como esta, ainda mais na véspera de datas tão importantes para o comércio, como a Black Friday e o Natal”, diz Cunha.
Opinião similar da presidente do Sivana, Aída Assunção. “É melhor a empresa capacitar um funcionário e correr o risco perdê-lo, do que manter um colaborador incapacitado. Precisamos investir em nossos negócios. E tudo começa com um bom atendimento”, diz Aída.
A palestra
O palestrante Fabiano Zanzin já foi executivo do Grupo Gazin, onde liderou uma equipe de 3 mil funcionários com faturamento de 5 bilhões de reais. “Em mais de vinte anos de trabalho já atendi mais de 22 mil líderes. O que trago nesta palestra é um choque de realidade para o empresário e vendedor. Empresas vão deixar de existir se continuarem a vender o mesmo produto da mesma forma”, defende.
Em seus estudos ele diz que apenas 30% do tempo os colaboradores atuam vendendo. “Os outros 70% são desperdiçados. Esta conta a empresa paga. Por isso, é importante reter os bons profissionais, mudar a cultura organizacional e investir em metodologias que sua equipe consiga aplicar”, diz Zanzin.
O marketing nem sempre precisa ser algo caro. “Mostro que existem várias ações de networking que dão resultados fantásticos de venda e fidelização. Os consumidores querem comprar no Natal e na Black. O que vai definir onde ele fará essa compra será a forma como você estiver disposto a atraí-lo e atendê-lo quando tiver a oportunidade”, conclui Zanzin.